sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Palavras de efeito



Imagem relacionada
Não faz muito tempo estava eu desolada a mastigar a saudade daquele amor, um amor que eu imaginava ser eterno e de repente tudo acabou. Foi quando encontrei uma amiga, a Maria Helena, estava tão saudosa quanto eu, ela havia perdido seu animalzinho de estimação, estava literalmente abatida e chorava copiosamente.

Ficamos ali a lamentar nossas desilusões e perdas, estávamos em um Shopping expostas às vistas dos olhos passantes e curiosos.
Não sei se desejo de ajudar ou apenas uma intromissão, aproxima-se de nós uma senhora e diz -duas mulheres bonitas com ares de tristeza, o que aconteceu meninas? Sentou-se ao nosso lado, pediu licença e continuou seu diálogo como se fosse uma Psicóloga a tentar redimir nossas dores, citou exemplos tocantes de perdas, tanto no âmbito emocional quanto no material, ouvimos com atenção seus relatos e agradecemos. Ela então pediu desculpas, desejou felicidades e partiu.

Eu e a Maria Helena saímos dali comentando a falação daquela senhora que nos disse -nada nos pertence, nem a nossa pele, o que deixou de ser, na verdade nunca lhe pertenceu, novos eventos virão... sorriam para a vida, cantem, dancem, vivam!!
Fui acometida de uma crise de consciência, um estalido na memória, uma varredura na tristeza e senti-me renascida.

Viver é isso, é aplaudir os ganhos e aceitar de bom grado as inevitáveis perdas, é preciso aprender a viver sem isso ou aquilo, sem a ansiedade do esperar, deixar que o tempo contribua com sua infalível fórmula. O desgaste é como a ferrugem, corrói, corpo alma e coração, apaga o brilho e o sorriso. Fazer de conta não é alienação, é receita pra viver melhor, embora nem sempre devemos ou possamos fazer de conta, mas no quesito tristeza é uma boa opção.

Dina Fernandes

9 comentários:

  1. Diná,
    Já tive minhas perdas, vi muita gente que amei (e colocando o verbo) na conjugação correta eu ainda os amo. Mas, se em vida, convivia feliz ao lado de tanta gente que sempre me fez bem, mantive o meu bom humor e aqui estou resiliente.
    É fácil? É simples me manter assim? Não, nada é fácil e nada é simples nessa vida. Mas, como diz o poeta: "Navegar é preciso, viver não é preciso"... Mas, como navegar sem viver?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querido Douglas,
      Quem de nós não teve perdas hein amigo, é a vida com suas chegadas e partidas.
      Manter o bom humor é essencial, nem todos conseguem, que bom ser resiliente.

      E vamos que vamos levar o barco à frente;
      Tão bom também receber sua visita.

      bjs amigo!

      Excluir
  2. Que bom encontrar pessoas que querem ajudar e ao final deixam algo pra lembrar e pensar...beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Tão bom quando pessoas sábias conseguem ler o âmago de nossas almas e com palavras bem colocadas conseguem atingir o âmago ferido de nossa alma extirpando a nossa dor e oferecendo-nos algo em que nos apoiar e seguir em frente de cabeça erguida e peito aberto
    Lindo texto amiga Diná
    Um maravilhoso final de semana
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa tardinha de paz, querida amiga Dina-
    Estava no Shopping com voces duas (lembro que me disse que iria la ontem) e saio desta leitura ainda mais fortalecida. Sempre os anjos nos ajudam...
    Seja feliz e abencoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. O que vale é viver bem e ter bons amigos.
    Como nos fortalece palavras de carinho quando mais precisamos.
    Amei ler amiga Diná
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. olá querida Diná!
    Seu texto é maravilhoso!
    Ter pessoas assim em nossas vidas, é Bênção de Deus.
    Beijos, deus cuide sempre de ti.

    ResponderExcluir

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Nem sempre um poema, prosa ou qualquer escrito agrada ao leitor, mas; se acaso minha singeleza tocar seu coração, deixe suas impressões, meu bloguinho agradece..
Sua visita será bem vinda e a minha gratidão será explícita.
Lendo, comente e deixe sua marquinha para que eu possa também visitar o seu espaço.
Deixe seus rastros de Luz e seja muito bem vinda (o)

Beijos de luz.
Diná

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...