sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O menino Procrep

Escrever contos , causos ou crônica não é minha praia, não tenho o menor talento para tal arte.

Da minha vida laborativa tenho muitas histórias pra contar, uma delas não menos engraçada é a do menino Procrep. Leiam e divirtam-se!

Senhor humilde, maltrapilho, fala mansa, olhar firme, chegou ao posto de saúde com seu dez filhos para consultá-los, nove meninas e um menino. As meninas contavam entre três e oito anos, o menino, zero ano.
Sendo eu a responsável pela triagem de pacientes no setor de Pediatria, coube-me então cadastrar a criançada. Confesso que não foi fácil, as meninas com seus cabelos encarapinhados e sujos onde podia se perceber nitidamente a grande quantidade de pedículos a disputar espaço naquelas cabeças, e algumas delas, escorria de seus narizes aquele filete de catarro amarelo que desaguava em suas bocas.
Resultado de imagem para cabelo com piolho

Iniciei meu trabalho...

Nomes das crianças?
- Minha fia, disse-me o pai, todas elas se chamam Maria, nome de santa.
Os sobrenomes eram diversos de rosas, dores, rosário e etc...
Indaguei o motivo de todas terem o mesmo nome, -lá em casa fia, toda vez que a muié estava parindo, eu chamava meu vizinho e cumpadi pra oiar na foinha o santo do dia, e ai o menino ou a menina ganhava o nome do santo.

Curioso foi o nome do menino! Procrep, chamava-se o menor de Procrep? Que esquisito pai, pensei!

Perguntei-lhe, onde encontrou esse nome tão diferente, - ora, ora; na foinha do dia.
Ver a imagem de origem
Encaminhei as fichas para o consultório, a Drª então lhe fez os mesmos questionamentos que eu, e obteve as mesmas respostas! Chegando a vez do Procrep, ela foi mais além, observou bem a data de nascimento, 15-11-86, e falou para o pai do garoto, esse dia senhor, não é dia de santo nenhum, é a data de um acontecimento histórico ocorrido no Brasil, portanto o nome do seu filho não é legítimo, significa a abreviatura da Proclamação da República!
Resultado de imagem para proclamação da repúblicaResultado de imagem para medica eatende crianças                               

Sr João ficou revoltado e disse " Sou um ignorante da palavra, mas esse letrado que aceitou  o nome que não é de gente, é mais burro que eu, será que não conhece esse acontecido no Brasil e me faz passar essa vergonha toda e o coitado do menino com esse nome "?
A drª por sua vez orientou aquele pai para voltar no Cartório e tentar mudar o nome da criança, passado algum tempo, sr. João volta ao Posto de Saúde com o Procrep já crescidinho e, em alto e bom tom fala pra todos os presentes o motivo da sua fala, foi ao Juiz e conseguiu sem nenhum obstáculo, mudar o nome de Procrep para Procópio.

Como se pode ver há escrivão e escrivãos, e esse superou a ignorância do pai de Procrep!

PS: Aconteceu no Pam Ceasa- Recife-PE em 1986

Diná Fernandes

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...