domingo, 8 de março de 2020

Mulher, um Ser Polivalente


Parabéns Mulheres!



FELIZ DIA INTERANCIONAL DA MULHER!

Mudanças acontecem em todos os segmentos.
E com a mulher, não é diferente.
Um dia elas arregaçaram as mangas,
Abraçaram a coesão, uniram-se como carne e unha
Em busca de resgatar a merecida dignidade.

Ser mulher é priorizar seus distintos atributos,
Sua força e capacidade de mostrar para o mundo
Que não é apenas um ser que nasceu para procriar,
E sim para fazer valer seus direitos de “ser humano”
Pensante, guerreira e destemida, conquistar espaços
Igualmente, sem contudo, perder a sua graça e beleza.

Os machões as chamam de sexo frágil,
Pretexto descabido para colocá-las em posição de subserviência. 
O jogo virou, a mulher acordou.
Qual homem seria capaz de desempenhar tantas
Funções, especialmente gestar, parir e criar?

Ah! Meus senhores, não vêem que estão
Perdendo as escravas? Atentem para o
grito feminino, submissão para a mulher
hoje é coisa do passado.

Diná Fernandes

15 comentários:

  1. Nós mulheres somos fortes, garrentas, mas não perdemos a ternura e é com ela que abrimos caminhos, não precisams de pás e ferramentas,rs! Linda poesia e homenagem!bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Chica, e seremos assim sempre, forte sem temor às intempérieis do tempo. Mulher é o símbolo da fortaleza.

      Feliz findi.

      Bjss

      Excluir
  2. Boa tardinha de domingo festivo, querida amiga Dina!
    Registrei seus mimos em meu blog Espiritualidade.
    Muito obrigada pelo seu carinho.
    Gostei do seu conteúdo relevante e abrangente com a atualidade
    Somos guerreiras e resilientes, amiga.
    Parabéns à mulher guerreira que a amiga é!
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E guerreiras seremos até morrer amiga, mulher é isso essa fortaleza que nos empodera.
      Agradecida pela leitura e também por me colocar lá na sua página de mimos.

      Bjs fraternos e um abençoado findi!

      Excluir
  3. Li, reli e ... em e por respeito...deixo-me ficar e embalar no meu resignado silêncio

    Que hoje e sempre a felicidade marque residência no coração de toda a mulher ... e dos homens também

    Um dia feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, só hj pude responder seu comentário, agradecida pelas felicitações, e tens razão todos os dias são nossos homens e mulheres.

      Saudações amigo!

      Excluir
  4. Boa noite queridas amigas e amigos que por aqui passaram, deixaram suas lindas mensagens e afagaram meu coração, peço desculpas pela minha ausência em cada cantinho de vcs, o que postei fiz correndo, estou no hospital acompanhando uma amiga que foi operada hoje a tarde, e aqui a net é muito lenta, e também estive ocupada dando a devida assistência.
    Meu carinho a todos e todas.

    Bjs meus, fraternidade sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Diná, tudo bem?

    Que belíssimo texto, realmente as mulheres tem conseguido importantes conquistas ao longo dos anos e que bom que isso esteja acontecendo. Ainda temos um longo caminho a percorrer, temos que erradicar o assédio, o feminicídio, as desigualdades de salários e tantas outras coisas, mas acredito que com o tempo a situação irá melhorar, a luta está apenas começando.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro Alécio,
      Obrigada pelas amáveis palavras e por apreciar meu texto.Estava sentindo sua falta por aqui amigo!

      Bjss e bom findi!

      Excluir
  6. As coisas estão bem melhores para as mulheres, mas ainda faltam muitas coisas.
    Magnífico post, gostei imenso.
    Um bom fim de semana, querida amiga Dianá.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo Jaime,

      Concordo com suas palavras, a mulher é guerreira incansável e chegará lá um dia!

      Grata por vir apreciar meus rabiscos.

      Saudações e bom findi!

      Excluir
  7. Hola Diná, es muy grato para mí el recibir la visita de una persona tan sensible y capaz como tú eres…y leo la última de tus entradas en la que pones de manifiesto ese gran mérito y loable buen hacer, que la mujer posee, de igual e igual al hombre, aunque aún se tenga que seguir reivindicado tal bien, que en la actualidad todavía está un tanto aminorado…Gracias por ese afán de justicia y buen hacer.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Dionizio,
      Honrado por demasiado estoy con su visita, sea muy bienvenido a mi esquina cuando lo desee.
      Aprecio las amables y completas palabras sobre mí y el poema.

      Saludos poéticos, y gran findi!

      Excluir
  8. Olá Diná
    Linda homenagem para as mulheres. Bjs querida.

    ResponderExcluir

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Nem sempre um poema, prosa ou qualquer escrito agrada ao leitor, mas; se acaso minha singeleza tocar seu coração, deixe suas impressões, meu bloguinho agradece..
Sua visita será bem vinda e a minha gratidão será explícita.
Lendo, comente e deixe sua marquinha para que eu possa também visitar o seu espaço.
Deixe seus rastros de Luz e seja muito bem vinda (o)

Beijos de luz.
Diná

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...