sexta-feira, 15 de novembro de 2019

O menino Procrep

Escrever contos , causos ou crônica não é minha praia, não tenho o menor talento para tal arte.

Da minha vida laborativa tenho muitas histórias pra contar, uma delas não menos engraçada é a do menino Procrep. Leiam e divirtam-se!

Senhor humilde, maltrapilho, fala mansa, olhar firme, chegou ao posto de saúde com seu dez filhos para consultá-los, nove meninas e um menino. As meninas contavam entre três e oito anos, o menino, zero ano.
Sendo eu a responsável pela triagem de pacientes no setor de Pediatria, coube-me então cadastrar a criançada. Confesso que não foi fácil, as meninas com seus cabelos encarapinhados e sujos onde podia se perceber nitidamente a grande quantidade de pedículos a disputar espaço naquelas cabeças, e algumas delas, escorria de seus narizes aquele filete de catarro amarelo que desaguava em suas bocas.
Resultado de imagem para cabelo com piolho

Iniciei meu trabalho...

Nomes das crianças?
- Minha fia, disse-me o pai, todas elas se chamam Maria, nome de santa.
Os sobrenomes eram diversos de rosas, dores, rosário e etc...
Indaguei o motivo de todas terem o mesmo nome, -lá em casa fia, toda vez que a muié estava parindo, eu chamava meu vizinho e cumpadi pra oiar na foinha o santo do dia, e ai o menino ou a menina ganhava o nome do santo.

Curioso foi o nome do menino! Procrep, chamava-se o menor de Procrep? Que esquisito pai, pensei!

Perguntei-lhe, onde encontrou esse nome tão diferente, - ora, ora; na foinha do dia.
Ver a imagem de origem
Encaminhei as fichas para o consultório, a Drª então lhe fez os mesmos questionamentos que eu, e obteve as mesmas respostas! Chegando a vez do Procrep, ela foi mais além, observou bem a data de nascimento, 15-11-86, e falou para o pai do garoto, esse dia senhor, não é dia de santo nenhum, é a data de um acontecimento histórico ocorrido no Brasil, portanto o nome do seu filho não é legítimo, significa a abreviatura da Proclamação da República!
Resultado de imagem para proclamação da repúblicaResultado de imagem para medica eatende crianças                               

Sr João ficou revoltado e disse " Sou um ignorante da palavra, mas esse letrado que aceitou  o nome que não é de gente, é mais burro que eu, será que não conhece esse acontecido no Brasil e me faz passar essa vergonha toda e o coitado do menino com esse nome "?
A drª por sua vez orientou aquele pai para voltar no Cartório e tentar mudar o nome da criança, passado algum tempo, sr. João volta ao Posto de Saúde com o Procrep já crescidinho e, em alto e bom tom fala pra todos os presentes o motivo da sua fala, foi ao Juiz e conseguiu sem nenhum obstáculo, mudar o nome de Procrep para Procópio.

Como se pode ver há escrivão e escrivãos, e esse superou a ignorância do pai de Procrep!

PS: Aconteceu no Pam Ceasa- Recife-PE em 1986

Diná Fernandes

6 comentários:

  1. Bah! Gostei dessa causo e cada uma acontece que até parece piada, não é mesmo? Hilário! Coitado do menino! beijos, tudo de bom, lindo feriado! chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Diná,
    Excelente essa tua narrativa! (Ri muito). 😂😂😂
    Me fez lembrar o fato histórico, de quando John F. Kennedy esteve no Brasil e, viu muitas placas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. "JFK" disse para "JK":

    - Aqui vocês tem uma grande Empresa Brasileira "EMOBRAS".

    No que Juscelino Kubitschek respondeu:

    - Não é empresa alguma Kennedy... São placas escritas... EM OBRAS!!! 😂😂😂

    Beijos no teu coração!
    Muita saúde para ti minha querida amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito engraçado este conto, querida Diná.
    Tive que rir.
    Gostei demais!
    Ótimo feriado para tí.
    Muitos beijinhos de
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Oi Diná,
    Gostei muito do seu conto, não contive o riso do nome do garoto.
    Você sabe contar contos e esse ficou muito bonito.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. OMD. Surreal! :)
    Cá em Portugal também se contam histórias parecidas de antigamente.
    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Morrendo de rir, tinha que ser aqui , kkkkk, me faz lembrar uma amiga da mamãe que falou: quando tiver uma outra filha vou colocar o nome mais lindo que já ouvi, a mamãe perguntou : qual comadre Regina? Ria respondeu: " Diabetes"! Parece causos né não? Beijos querida.

    ResponderExcluir

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Nem sempre um poema, prosa ou qualquer escrito agrada ao leitor, mas; se acaso minha singeleza tocar seu coração, deixe suas impressões, meu bloguinho agradece..
Sua visita será bem vinda e a minha gratidão será explícita.
Lendo, comente e deixe sua marquinha para que eu possa também visitar o seu espaço.
Deixe seus rastros de Luz e seja muito bem vinda (o)

Beijos de luz.
Diná

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...