sexta-feira, 12 de abril de 2019

Obstinação


É preciso ser um tanto obstinado
Para se afinar com a leitura,
E com todos os propósitos.
Estudando, lendo e aprendendo,
É possível galgar degraus,
E atingir objetivos.

O saber nos ensina,
Abre portas para o mundo,
Tira o véu da alienação,
Desperta sobre os direitos.

É dever de toda criatura
Buscar saber para conhecer.
Quem menos sabe,
Menos reivindica.

Mire-se no homem preguiçoso:
Quanto menos faz,
Menos quer fazer.
Embora não lhe falte o desejo do “Ter”.

Diná Fernandes

8 comentários:

  1. O saber realmente nos chega da leitura que tanto proporciona! Linda poesia! beijos, tudo de bom,ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. O saber não ocupa espaço e quanto mais conhecimentos adquirimos menos alienados nos tornamos. Poema fabuloso, amiga Diná
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Um texto de cariz formativo, amenizado pela linguagem e ritmo poético...
    A última estrofe bem humorada é a conclusão perfeita.
    Ficou muito bem, querida Diná.
    Tudo bom, Ammiga.
    ~~~

    ResponderExcluir
  4. Oi Diná saudades daqui. Amei vim no seu cantinho. Linda e inspiradora poesia. Bjs querida

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Diná, td bem?
    A vida é eterno aprendizado e quanto mais procurarmos o conhecimento mais janelas se abrirão. A leitura nos torna mais críticos, mais inteligentes, mais questionadores e sabedores dos nossos direitos! Por isso que eu digo que devemos ter livros nas mãos ao invés de armas, elas não ensinam nada além de dor e tristeza.
    Feliz Páscoa pra vc querida!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Realmente a leitura enriquece-nos. Nunca me deito sem ler algumas páginas.
    Amei o seu poema.
    Bjs

    ResponderExcluir

Bom dia, boa tarde, boa noite!!

Nem sempre um poema, prosa ou qualquer escrito agrada ao leitor, mas; se acaso minha singeleza tocar seu coração, deixe suas impressões, meu bloguinho agradece..
Sua visita será bem vinda e a minha gratidão será explícita.
Lendo, comente e deixe sua marquinha para que eu possa também visitar o seu espaço.
Deixe seus rastros de Luz e seja muito bem vinda (o)

Beijos de luz.
Diná

Dúvida de coração bobo

Não sei onde vou guardar tanto fascínio Se n'alma, em um casulo ou coração Penso-te distante do meu domínio Coração fica doido de paixão...